Herbário intercultural: material didático na formação do educador indígena na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_1Resumo
A formação docente é primordial para o desenvolvimento de professores, sejam indígenas ou não. Esses profissionais da educação anseiam colaborar com o ensino de suas comunidades; porém, com cursos e materiais que versam sobre conhecimentos ocidentais em língua portuguesa, os discentes indígenas veem sua cultura e língua suprimidas no processo de ensino, privando-lhes do fator de identificação. Este trabalho teve como objetivo principal aproximar os conteúdos ministrados em sala de aula à realidade dos povos indígenas Waiãpi, Galibi-Marworno, Karipuna e Calinã, relacionando conhecimento científico e empírico, discutidos na disciplina de Etnobotânica Indígena. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Oiapoque, e consistiu na avaliação diagnóstica comunitária, união de saberes tradicionais e científicos, elaboração de aulas, materiais e mapas mentais multilinguísticos, além de oficinas de construção de herbário intercultural com taxonomia indígena e coleta e identificação etnobotânica. O protagonismo indígena nas atividades reavivou o interesse desses discentes em desenvolvê-las. A contextualização em sua tradição, língua e saberes populares resultou em um empoderamento da cultura indígena durante as aulas, que vinha sendo suprimida pela educação ocidental. A valorização e o uso da cosmovisão indígena, como subsídio e tema gerador, no processo educacional nas comunidades tradicionais da Região Amazônica mostraram-se essenciais para o engajamento desse público.
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