Experiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil: uma atividade extensionista articulando formação inicial e formação continuada de professores

Autores

  • Júlio César Augusto do Valle Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2024_5

Resumo

Apresentamos uma prática extensionista articulando a formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em redes públicas de diferentes territórios e contextos brasileiros com a formação inicial de estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia. O curso de formação, intitulado “A matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, se constitui a partir do estímulo à criação de uma comunidade de compartilhamento sobre a prática pedagógica dos docentes participantes, cerca de 2 por estado brasileiro. No curso de duração anual, com 13 encontros aos sábados, mobilizamos conceitualmente a autoria docente e os currículos como criação cotidiana desses docentes, entendendo-os como respostas e soluções desenvolvidas localmente diante das demandas e problemáticas específicas, contextuais, do ensino de matemática na EJA. Tais respostas e soluções, criadas pelos docentes, são compartilhadas durante a formação, de forma que a cada encontro conhecemos duas práticas pedagógicas realizadas em regiões diferentes do país, a partir das quais propomos atividades de reflexão e de elaboração, promovendo interação entre docentes e estudantes das licenciaturas. Isso permite que os estudantes conheçam um repertório significativo de práticas de docentes brasileiros e seus respectivos e diversos contextos, ampliando seus horizontes para atuação profissional e materializa perspectivas para a curricularização da extensão. 

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Publicado

22-11-2024