Estado e Municípios: a prioridade ao ensino fundamental em São Paulo

Autores

  • Elba Siqueira de Sá Barreto

Palavras-chave:

Ensino de 1º Grau, Políticas Educacionais, Descentralização

Resumo

Este estudo examina as condições de consolidação do ensino de 1º grau a partir da reforma dos anos 70, no Estado de São Paulo, onde a participação dos municípios em sua manutenção direta é a menor do país. Com base em dados secundários e estudos de caso, analisa a participação do estado e municípios quanto à oferta de vagas, contratação de pessoal operacional e serviços de apoio ao educando. A análise das formas de relacionamento entre estado e municípios, assim como da complexidade na alocação de recursos aos vários níveis de ensino nas diferentes esferas, permite avançar sugestões para o processo de descentralização visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental no estado.

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Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barreto

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Publicado

30-11-1992

Como Citar

Barreto, E. S. de S. (1992). Estado e Municípios: a prioridade ao ensino fundamental em São Paulo. Cadernos De Pesquisa, (83), 15–28. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/967

Edição

Seção

Artigos