A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação

Autores

  • José Sérgio F. de Carvalho

Palavras-chave:

Weber, Investigação, Educacional, Epistemologia, Metodologia

Resumo

A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação.

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Publicado

31-08-1994

Como Citar

Carvalho, J. S. F. de. (1994). A teoria da ciência em Weber e as pesquisas em educação. Cadernos De Pesquisa, (90), 25–35. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/889

Edição

Seção

Artigos