Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentos

Autores

  • Marisa C. Vorraber Costa UFRGS

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Paradigmas Teóricos em Educação, Produção de Conhecimentos em Educação

Resumo

O trabalho analisa aspectos centrais das transformações na pesquisa em Educação no Brasil, hoje. Considerando a prática concreta de professores e pesquisadores, são discutidos três pontos. O primeiro diz respeito à concepção de ciência que norteia as pesquisas e à forma problemática com que, freqüentemente, são utilizados alguns construtos teóricos que têm embasado as reflexões e as práticas pedagógicas investigativas; focaliza-se a indissociabilidade entre teoria e prática, o saber como construção coletiva e o professor como pesquisador. O segundo refere-se ao papel dos paradigmas teóricos na produção do saber novo e a análise desenvolve-se com base na teoria de Kuhn sobre a ciência. O terceiro ponto trata dos desafios de uma produção de conhecimento efetivamente criativo, revolucionário, que traga contribuições à solução dos graves problemas educacionais que nos afligem.

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Biografia do Autor

Marisa C. Vorraber Costa, UFRGS

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Publicado

31-08-1994

Como Citar

Costa, M. C. V. (1994). Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentos. Cadernos De Pesquisa, (90), 15–20. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/887

Edição

Seção

Artigos