A instrução pública e a primeira história sistematizada da educação brasileira
Palavras-chave:
História da Educação, Instrução PúblicaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura da nossa primeira história sistematizada da educação brasileira: Instruction Publique au Brésil - Histoire et Législation (1889), centrada no combate à libertinagem na cidade do Rio de Janeiro e na defesa de uma ampla reforma pública dos costumes na sociedade brasileira. Contudo, apesar de esse livro ser o primeiro em ordem cronológica de publicação e trabalhar com uma temática central da nossa história da educação, não se constitui em obra fundadora dessa área de conhecimento como disciplina escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).