A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana

Autores

  • Anna Maria Salgueiro Caldeira UFMG

Palavras-chave:

Análise do Cotidiano, Prática Docente, Saber Docente

Resumo

Este estudo pretende analisar e reconstruir, a partir de uma perspectiva etnográfica, o processo de constituição da prática docente cotidiana de uma professora de uma escola pública de ensino fundamental de Barcelona, Espanha, tomando como referencial teórico os estudos sobre a vida cotidiana de Agnes Heller. Para essa construção utiliza informações provenientes de três contextos históricos: o movimento de renovação pedagógica na Catalunha, a história da escola e a história de vida da professora. A descrição da prática foi construída a partir de três dimensões: a) estruturando a situação de ensino; b) interatuando com os estudantes; c) articulando os conteúdos. Na análise de cada uma dessas dimensões, busca-se mostrar como a professora consegue romper com alguns aspectos determinantes de sua prática, identifica-se os saberes produzidos e apropriados por ela e reconstrói-se o processo de constituição desses saberes, destacando-se os elementos de continuidade e ruptura desse processo

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Biografia do Autor

Anna Maria Salgueiro Caldeira, UFMG

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Publicado

30-11-1995

Como Citar

Caldeira, A. M. S. (1995). A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos De Pesquisa, (95), 05–12. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/820

Edição

Seção

Artigos