A criação de um tesauro para estudos de gênero
Palavras-chave:
Tesauro, Indexação, Relações de GêneroResumo
A Fundação Carlos Chagas, por meio do Programa de Estudos de Gênero e sobre Mulheres, elaborou um tesauro que permite, além da indexação de acervos sobre gênero, a localização de informações sobre a condição feminina, ou, ainda, levantamentos bibliográficos e eventuais mapeamentos dos estudos de gênero. Este artigo descreve os passos da elaboração desde instrumento, indispensável para a constituição de uma linguagem menos sexista que favoreça uma informação menos discriminatória em relação às mulheres.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).