O ensino como acontecimento

Autores

  • Sonia Teresinha de Sousa Penin USP

Palavras-chave:

Didática, Ciência x Vivência, Ruptura

Resumo

Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Teresinha de Sousa Penin, USP

Downloads

Publicado

31-08-1996

Como Citar

Penin, S. T. de S. (1996). O ensino como acontecimento. Cadernos De Pesquisa, (98), 14–23. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792

Edição

Seção

Artigos