Por que os professores principiantes permanecem nas escolas chilenas?
Palavras-chave:
Permanência, Mobilidade de professores, Iniciação de professoresResumo
A pesquisa aprofunda a experiência da permanência de nove professores principiantes chilenos do ensino médio que lecionam em escolas vulneráveis. A partir de uma abordagem ecológica do trabalho docente e de uma metodologia biográfica narrativa são articuladas diversas dimensões da compreensão do fenômeno. Revelam-se quatro temas principais, como: história de vida, encontrando a origem da sustentação e do sentido profissional; o vínculo com os estudantes como raiz da permanência; a composição de um contexto escolar como protetor e facilitador do trabalho docente; e futuros imaginados na educação: propósitos e possibilidades de projeção. Os achados permitem avançar rumo a uma compreensão integrada e multidimensional da permanência nas escolas, que provê um fluxo de comunicação entre dimensões do âmbito pessoal dos professores que se entrelaçam com os entornos cotidianos, relacionais e sistêmicos nos quais a profissão se desenrola.
Downloads
Referências
Ávalos, B., & Valenzuela, J. P. (2016). Education for all and attrition/retention of new teachers: A trajectory study in Chile. International Journal of Educational Development, 49, 279-290. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2016.03.012
Borman, G. D., & Dowling, N. M. (2008). Teacher attrition and retention: A meta-analytic and narrative review of the research. Review of Educational Research, 78(3), 367-409. https://doi.org/10.3102/0034654308321455
Boyd, D., Grossman, P., Lankford, H., Loeb, S., &Wyckoff, J. (2008). Who leaves? Teacher attrition and student achievement. National Bureau of Economic Research Working Paper Series, (14022), 1-38. https://doi.org/10.3386/w14022
Boyd, D., Lankford, H., Loeb, S., & Wyckoff, J. (2005). Explaining the short careers of high-achieving teachers in schools with low-performing students. American Economic Review, 95(2), 166-171. https://doi.org/10.1257/000282805774669628
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Buchanan, J., Prescott, A., Schuck, S., Aubusson, P., Burke, P., & Louviere, J. (2013). Teacher retention and attrition: Views of early career teachers. Australian Journal of Teacher Education, 38(3), 112-129. https://doi.org/10.14221/ajte.2013v38n3.9
Carrasco, D., Godoy, M. I., & Rivera, M. (2017). Rotación de profesores en Chile: Quiénes son y cuál es el contexto de quiénes dejan su primer trabajo. Midevidencias, (11), 1-7.
Carrasco, D., Manzi, J., & Treviño, E. (2018). Trayectorias laborales de los docentes: ¿Dónde, cuándo y bajo qué condiciones dejan su primer trabajo? Temas de la Agenda Pública, 13(105), 1-20.
Centro de Investigación Avanzada en Educación –CIAE (2020). Efectos de la legislación reciente sobre la matrícula en las carreras de Educación (Informe OFD, n. 8). Observatorio formación docente, Universidad de Chile.
Centro de Perfeccionamiento, Experimentación e Investigaciones Pedagógicas –CPEIP (2017). Orientaciones Sistema de Desarrollo Profesional Docente. Mineduc.
Clandinin, D. J. (2020). Studying Personal Practical Knowledge. In Taylor & Francis Group (Eds.), Journeys in Narrative Inquiry. The Selected Works of D. Jean Clandinin (pp. 21-37). Routledge.
Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2000). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. Jossey-Bass.
Clandinin, D. J., Long, J., Schaefer, L., Downey, C.A., Steeves, P., Pinnegar, E., Mckenzie-Robblee, S., & Wnuk, S. (2015). Early career teacher attrition: Intentions of teachers beginning. Teaching Education, 26(1), 1-16. https://doi.org/10.1080/10476210.2014.996746
Clandinin, D. J., Schaefer, L., & Downey, C. A. (2014). Narrative conceptions of knowledge: Towards understanding teacher attrition. Emerald Publishing Ltd.
Connelly, F. M., & Clandinin, D. J. (1988). Teachers as curriculum planners: Narratives of experience. Teachers’ College.
Day, C., & Gu, Q. (2010). New lives of teachers. Routledge.
Díaz, A. (2021). Comenzar y permanecer. Narrativas de dos docentes de escuelas con alto índice de vulnerabilidad. Estudios Pedagógicos, 47(1), 27-46. http://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100027
Dolton, P., & Newson, D. (2003). The relationship between teacher turnover and school performance. London Review of Education, 1(2), 131-140. https://doi.org/10.1080/1474846032000098509
Freedman, S. W., & Appleman, D. (2009). “In it for the long haul”: How teacher education can contribute to teacher retention in high-poverty urban schools. Journal of Teacher Education, 60(3), 323-337. https://doi.org/10.1177/0022487109336181
Gaete, A., Castro, M., Pino, F., & Mansilla, D. (2017). Abandono de la profesión docente en Chile: Motivos para irse del aula y condiciones para volver. Estudios Pedagógicos, 43(1), 123-138. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-07052017000100008&script=sci_arttext
Harfitt, G. J. (2015). From attrition to retention: A narrative inquiry of why beginning teachers leave and then rejoin the profession. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 43(1), 22-35. https://doi.org/10.1080/1359866X.2014.932333
Harper, D. (2002). Talking about pictures: a case for photo elicitation. Visual Studies, 17(1), 13-26. https://doi.org/10.1080/14725860220137345
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6a ed.). McGraw Hill Education.
Organisation for Economic Co-operation and Development –OECD (2005). Teachers matters: Attracting, developing and retaining effective teachers. OECD Publishing.
Podolsky, A., Kini, T., Darling-Hammond, L., & Bishop, J. (2019). Strategies for attracting and retaining educators: What does the evidence say? Education Policy Analysis Archives, 27(38), 1-47. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3722
Priestley, M., Biesta, G., & Robinson, S. (2015). Teacher Agency: An Ecological Approach. Bloomsbury Academic.
Ronfeldt, M., Loeb, S., & Wyckoff, J. (2013). How teacher turnover harms student achievement. American Educational Research Journal, 50(1), 4-36. https://doi.org/10.3102/0002831212463813
Schaefer, L. (2013). Beginning teacher attrition: A question of identity making and identity shifting. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 19(3), 260-271. http://dx.doi.org/10.1080/13540602.2012.754159
Schaefer, L., & Clandinin, D. J. (2011). Stories of being sustained: A narrative inquiry into the experiences of two beginning teachers. Learning Landscapes, 4(2), 275-295. https://doi.org/10.36510/learnland.v4i2.400
Schaefer, L., Hennig, L., & Clandinin, D. J. (2020). Intentions of early career teachers: Should we stay or should we go now? Teaching Education, 1-14. https://doi.org/10.1080/10476210.2020.1730317
Schaefer, L., Long, J. S., & Clandinin, D. J. (2012). Questioning the research on early career teacher attrition and retention. Alberta Journal of Educational Research, 58(1), 106-121.
Simon, N. S., & Johnson, S. M. (2015). Teacher turnover in high-poverty schools: What we know and can do. Teachers College Record, 117(3), 1-36.
Valenzuela, J. P., & Sevilla, A. (2013). La movilidad de los nuevos profesores chilenos en la década del 2000: Un sistema escolar viviendo en peligro. Centro de Investigación Avanzada en Educación (CIAE), Universidad de Chile.
Zamora, G., Meza, M., & Cox, P. (2018). Profesores principiantes de educación secundaria en Chile. Pese a las dificultades, ¿qué los hace permanecer como docentes? Perfiles Educativos, 46(160), 29-46. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.160.58607
Zavelevsky, E., & Shapira-Lishchinsky, O. (2020). An ecological perspective of teacher retention: An emergent model. Teaching and Teacher Education, 88, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.102965
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).