Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?
Palavras-chave:
Política Educacional, Democratização, Fluxo Escolar, Qualidade do EnsinoResumo
Este artigo discute a política educacional do governo do Estado do Rio Grande do Norte, na década de 80, no que se refere à ampliação das oportunidades educacionais no ensino de primeiro grau. Analisa o discurso expresso nos planos governamentais para a área da educação, estabelecendo um contraponto com os resultados observados em nível do sistema de ensino. Evidencia uma ampliação da oferta de vagas no sistema educacional, embora essa ampliação não seja acompanhada pela melhoria do fluxo escolar e da qualidade do ensino. O quadro esboçado não sugere, portanto, conclusões muito otimistas quanto à democratização das oportunidades educacionais, compreendida na sua dupla dimensão de quantidade e qualidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).