Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?

Autores/as

  • Antônio Cabral Neto UFRN

Palabras clave:

Política Educacional, Democratização, Fluxo Escolar, Qualidade do Ensino

Resumen

Este artigo discute a política educacional do governo do Estado do Rio Grande do Norte, na década de 80, no que se refere à ampliação das oportunidades educacionais no ensino de primeiro grau. Analisa o discurso expresso nos planos governamentais para a área da educação, estabelecendo um contraponto com os resultados observados em nível do sistema de ensino. Evidencia uma ampliação da oferta de vagas no sistema educacional, embora essa ampliação não seja acompanhada pela melhoria do fluxo escolar e da qualidade do ensino. O quadro esboçado não sugere, portanto, conclusões muito otimistas quanto à democratização das oportunidades educacionais, compreendida na sua dupla dimensão de quantidade e qualidade.

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Biografía del autor/a

Antônio Cabral Neto, UFRN

Publicado

1996-11-30

Cómo citar

Cabral Neto, A. (1996). Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?. Cadernos De Pesquisa, (99), 36–46. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/784

Número

Sección

Artículos