Letramento científico: um estudo comparativo entre Brasil e Japão

Autores

  • Andriele Ferreira Muri Leite Universidade Federal de Rondônia (Unir), Rolim de Moura (RO), Brasil http://orcid.org/0000-0002-8612-2396
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil http://orcid.org/0000-0001-8778-5362

Palavras-chave:

Letramento Científico , Ciências, Pisa

Resumo

Este estudo compara o letramento científico de estudantes brasileiros e japoneses com base em resultados do Pisa, visando a contribuir com evidências para a discussão das desigualdades educacionais. Analisa dados empíricos obtidos por meio de observação de aulas de Ciências em escolas do Brasil e do Japão, de questionário aplicado aos professores observados e de entrevistas com especialistas da área de ciências e com responsáveis pelo Pisa nos dois países considerados neste estudo. A análise mostra que as diferenças de desempenho dos estudantes brasileiros e japoneses estão associadas à forma como o sistema educacional de cada país aborda o currículo e a formação continuada de professores, e, ainda, ao uso diferenciado que fazem dos resultados do Pisa.

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Biografia do Autor

Andriele Ferreira Muri Leite, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Rolim de Moura (RO), Brasil

Professora Doutora do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (Unir). andrielemuri@unir.br

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora Doutora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). alicia@puc-rio.br.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Leite, A. F. M., & Bonamino, A. M. C. de. (2021). Letramento científico: um estudo comparativo entre Brasil e Japão. Cadernos De Pesquisa, 51, e07760. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7760

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo