Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro

Autores

  • Neusa Maria Mendes de Gusmão UNICAMP

Palavras-chave:

Linguagem, Cultura, Etnias, Crianças, Percepção

Resumo

A interação a um só tempo complementar e conflitiva de três temas: linguagem, cultura e alteridade, constituem o eixo de um debate sobre a infância e a criança portadora de marcas sociais e étnicas. Na medida em que a percepção do social se prende a princípios e a valores considerados universais, verdadeiros, legítimos e únicos, que precisam ser relativizados, questiona-se o fato de a cultura e a alteridade se expressarem por linguagens nem sempre visíveis e explícitas, que exigem um olhar atento e aprofundado nas muitas realidades do campo social e no seu cotidiano como meio de compreender-lhes seus muitos significados. Crianças pobres de periferia urbana e do meio rural, crianças brancas, negras e mestiças e, ainda, crianças de rua, emprestam-nos suas falas e imagens construídas com desenhos, para expressar a sua percepção do meio em que vivem. Tais expressões referem-se também à escola que aí está, a seus processos e agentes para dizer, por meio de outras linguagens, como olham seu mundo e como são olhados por ele.

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Publicado

31-07-1999

Como Citar

Gusmão, N. M. M. de. (1999). Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos De Pesquisa, (107), 41–78. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/679

Edição

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