Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação

Autores

  • Alda Judith Alves-Mazotti Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Pesquisa Educacional

Resumo

Partindo das principais avaliações da qualidade da pesquisa em educação, o artigo sustenta que todas as deficiências observadas são, ao mesmo tempo, decorrentes e realimentadoras da pobreza teórico-metodológica apontada nessas pesquisas. A seguir, procura-se demonstrar a importância da teorização sobre os resultados para favorecer a transferibilidade para outras pesquisas dos conhecimentos produzidos, o que, por sua vez, facilita sua divulgação e avaliação pela comunidade científica. Enfatiza-se finalmente que a identificação de padrões, dimensões e relações, ou mesmo a construção de modelos explicativos, além de não ser incompatível com o estudo de fenômenos microssociais, constitui etapa essencial à construção da teoria e à aplicação a outros contextos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Judith Alves-Mazotti, Universidade Estácio de Sá

Downloads

Publicado

31-07-2001

Como Citar

Alves-Mazotti, A. J. (2001). Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, (113), 39–50. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/598

Edição

Seção

Tema em Destaque