Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento

Autores

  • Juan Carlos Tedesco Instituto Internacional de Planificación de la Educación, Filial da Unesco– Buenos Aires/Argentina

Palavras-chave:

Mobilidade Social, Desigualdades Sociais, Trabalho, Educação

Resumo

O artigo analisa os novos fenômenos de desigualdade e exclusão desencadeados pela utilização intensiva do conhecimento e da informação na organização do trabalho, por um lado, e, nas instituições políticas e culturais, pelo outro. A partir dessa análise são apresentadas algumas conseqüências para a educação, particularmente as que se referem ao papel desta em relação à mobilidade social, aos riscos da privatização dos circuitos nos quais se reproduz e distribui o conhecimento socialmente mais significativo, bem como em relação às mudanças na atuação da escola do ponto de vista do processo de socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Carlos Tedesco, Instituto Internacional de Planificación de la Educación, Filial da Unesco– Buenos Aires/Argentina

Downloads

Publicado

30-11-2002

Como Citar

Tedesco, J. C. (2002). Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento. Cadernos De Pesquisa, (117), 13–28. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/541

Edição

Seção

Tema em Destaque