Formação docente nos surveys de avaliação educacional

Autores

  • Paola Sztajn Universidade da Geórgia – EUA
  • Alicia Bonamino alicia@edu.puc-rio.br
  • Creso Franco creso@edu.puc-rio.br

Palavras-chave:

Formação de Professores, Avaliação da Educação, Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Sztajn, Universidade da Geórgia – EUA

Alicia Bonamino, alicia@edu.puc-rio.br

Creso Franco, creso@edu.puc-rio.br

Downloads

Publicado

31-03-2003

Como Citar

Sztajn, P., Bonamino, A., & Franco, C. (2003). Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cadernos De Pesquisa, (118), 11–39. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/527

Edição

Seção

Tema em Destaque