O laboratório de matemática como espaço de formação de professores

Autores

  • Zaqueu Vieira Oliveira Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0001-5152-0899
  • Luzia Maya Kikuchi Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática de Ensino, Matemática, Laboratórios

Resumo

O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.

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Biografia do Autor

Zaqueu Vieira Oliveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Possui doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista da FAPESP entre 2008 e 2015. Foi professor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP (2015-2017), esteve no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) para realização de estágio de pesquisa e atualmente é pós-doutorando na Faculdade de Educação da USP.

Luzia Maya Kikuchi, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e atualmente é doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Oliveira, Z. V., & Kikuchi, L. M. (2018). O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 802–829. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5239

Edição

Seção

Artigos