Tutoria acadêmica: outra forma de ensino

Autores

  • Marisa Fernández Universidad Nacional del Comahue Centro Regional Universitario Bariloche Argentina
  • Lucía Barbagallo Universidad Nacional del Comahue –Centro Regional Universitario Bariloche, Argentina

Palavras-chave:

Tutoria, Ensino, Pedagogia, Formação de Professores

Resumo

Apresentamos um dispositivo pedagógico denominado “tutoria acadêmica”, implementado como proposta de ensino nas disciplinas de Pedagogia do Centro Regional Universitário da Universidade Nacional de Comahue-Argentina. Centrado no trabalho em torno do conhecimento do campo pedagógico, situa-se em uma linha de pesquisa que estamos desenvolvendo sobre formação docente universitária, focada na indagação de práticas pedagógicas cotidianas como variável intra-institucional, provocando um impacto nas trajetórias formativas. Constitui um arcabouço acadêmico e uma instância de formação sistemática. Nesse sentido tentamos habilitar espaços de experiência formativa e gerar melhores intervenções docentes que propiciem trajetórias estudantis mais democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Fernández, Universidad Nacional del Comahue Centro Regional Universitario Bariloche Argentina

Profesora e investigadora en el area educacion, pedagogía y formación docente

Lucía Barbagallo, Universidad Nacional del Comahue –Centro Regional Universitario Bariloche, Argentina

Licenciada en Eduación. Docente de Educación Superior

Referências

AUSUBEL, David. Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós, 2002.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc. Respuestas por una antropologia reflexiva. Mexico: Grijalbo, 1995.

BRUNER, Jerome. Acción, pensamiento y lenguaje. Madrid: Alianza, 1984.

CARLI, Sandra. Universidad pública y experiencia estudiantil. Bs As: Miño y Dávila, 2012.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida na universitária. Salvador: Edufba, 2008.

EDELSTEIN, Gloria. Un capítulo pendiente: el método en el debate didáctico contemporáneo. In: CAMILLONI, Alicia et al. Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires: Kapeluz, 1997. p. 74-89.

FRUGONI, Sergio. Imaginación y escritura. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2006.

MEIRIEU, Phillipe. Frankenstein educador. Barcelona: Laertes, 1998.

ORTEGA, Facundo. Atajos, saberes escolares y estrategias de evasión del conocimiento. Córdoba: Narvaja, 2000.

SATULOVSKY, Silvia; THEULER, Silvina. Tutorías: un modelo para armar y desarmar. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2012.

VIGOTSKY, Lev. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. México: Grijalbo, 1988.

Publicado

06-12-2017

Como Citar

Fernández, M., & Barbagallo, L. (2017). Tutoria acadêmica: outra forma de ensino. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1314–1324. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4525

Edição

Seção

Artigos