Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas

Autores

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Pós-Modernidade, Valores, Currículo

Resumo

Este artigo discute as contraposições de autores no que se refere à produção do conhecimento e sua disseminação em contextos caracterizados como modernos ou pós-modernos, trazendo uma reflexão sobre questões ligadas aos saberes e à pesquisa em educação. Mostra que o emprego dos termos pós-modernidade e pós-moderno não encontra consenso entre os que se preocupam com a compreensão do momento histórico contemporâneo em suas diferentes manifestações. A posição assumida nessa discussão é a de que se está em transição: não se saiu totalmente das asas da modernidade e nem se está integralmente em outra era. Discute-se, então, a presença, na reflexão e na pesquisa em educação, de algumas perplexidades diante de movimentos sociais complexos que têm sido historicamente construídos, debatendo-se sobre o que conservar na educação, que modismos evitar, quais valores, práticas e identidades são, em princípio, dignos de respeito e por que, entre tantas questões. Mostra-se que a forma de tratar os problemas e analisá-los tem mudado. Num período de transição, em que estruturações e desestruturações, normatizações e transgressões imbricam-se dialeticamente, colocam-se desafios consideráveis à pesquisa em educação, para que se compreenda a tessitura das relações no ensinar e no aprender, bem como a heterogeneidade contextual em que tais relações ocorrem.

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Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

30-12-2005

Como Citar

Gatti, B. A. (2005). Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 595–608. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/449

Edição

Seção

Outros Temas