Violência escolar e auto-estima de adolescentes

Autores

  • Lucimar Câmara Marriel Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves
  • Simone G. Assis Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves
  • Joviana Q. Avanci Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves
  • Raquel V. C. Oliveira Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves

Palavras-chave:

Auto-Estima, Violência, Escolas, Relações Professor-Aluno

Resumo

Este artigo procura estudar a associação entre auto-estima e violências que ocorrem no ambiente escolar. Apresenta resultados obtidos em pesquisa realizada em escolas públicas e particulares de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Emprega basicamente metodologia quantitativa (inquérito epidemiológico com uma amostra de 1.686 alunos) com alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. Os resultados indicam que alunos com baixa auto-estima relacionam-se de forma pior com colegas e professores que os pares de elevada auto-estima, além de se colocarem mais freqüentemente na posição de vítimas de violência na escola e terem mais dificuldade de se sentir bem no espaço escolar. São apontados alguns programas nacionais que têm tentado abordar o problema da violência na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Câmara Marriel, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves

Simone G. Assis, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves

Joviana Q. Avanci, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves

Raquel V. C. Oliveira, Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves

Downloads

Publicado

30-04-2006

Como Citar

Marriel, L. C., Assis, S. G., Avanci, J. Q., & Oliveira, R. V. C. (2006). Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 35–50. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/410

Edição

Seção

Tema em Destaque