A violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito Federal.

Autores

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Claudia Valenzuela Universidade Católica de Brasília
  • Cláudio Nei Nascimento da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Enéas de Assis Portugal Universidade Católica de Brasília
  • Hellen Cristina Cavalcante Amorim Universidade Católica de Brasília
  • Janaína Paim Universidade Católica de Brasília
  • Maria Ângela dos Reis Silva Tanno Universidade Católica de Brasília
  • Patrícia Cristina Chaves Rodrigues Morgado Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Adolescentes, Violência, Grupo Focal, Sociologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa exploratória teve como objetivo captar as percepções de adolescentes matriculados em estabelecimentos educacionais do Distrito Federal sobre as violências nas escolas e nas comunidades. Considerando que a literatura constata que as violências são comuns às escolas públicas e particulares, embora com diferentes ocorrências, o trabalho focalizou em particular as diferenças entre alunos dos dois tipos de escolas. Para tanto foi utilizada a técnica de grupos focais. Os resultados indicam que, embora se confirme a presença de violências nas escolas públicas e particulares, cada uma é tratada de modo diferente, as primeiras apoiando-se, em parte, no trabalho da polícia, e as últimas mantendo controle preventivo de pessoas e seus movimentos. As conclusões remetem às teorias sociológicas conflituais da Sociologia da Educação e ao seu maior poder explicativo. Enfatizam a necessidade de a escola considerar as sociedades dos adolescentes e o seu protagonismo e dinamismo próprios, abrindo os olhos para as mudanças dentro de si e ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-25

Como Citar

Gomes, C. A., Valenzuela, C., Silva, C. N. N. da, Portugal, E. de A., Amorim, H. C. C., Paim, J., Tanno, M. Ângela dos R. S., & Morgado, P. C. C. R. (2013). A violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito Federal. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 11–34. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/409

Edição

Seção

Tema em Destaque