Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos

Autores

  • José Carmelo Braz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica - RJ

Palavras-chave:

Curso Pré-Vestibular, Educação Comunitária, Acesso ao Ensino Superior, Métodos de Ensino

Resumo

Os cursos pré-vestibulares comunitários - CPVCs - enfrentam o dilema de ser simultaneamente movimentos sociopolíticos de empoderamento, diversidade cultural e cidadania ativa, e instituições paraescolares lutando por ações inclusivas no ensino superior. Os estudos sobre os projetos dos CPVCs tendem a ressaltar suas dimensões étnicas, culturais e políticas, enquanto no plano pedagógico sinaliza-se sua filiação às idéias de Paulo Freire e ao pensamento crítico-social. Com base em dados estatísticos extraídos de dois surveys - um com pré-vestibulandos comunitários e outro com seus docentes -, este artigo pretende esboçar os perfis desses atores, mostrar quais são suas percepções sobre currículo, processos de ensino-aprendizagem, avaliação e formação docente. O artigo analisa igualmente a experiência institucional de parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio - e os CPVCs na concessão de bolsas de estudo e de bolsas-permanência e na implementação de diversas atividades pedagógicas que não se configuram como uma política pedagógica articulada de inclusão de qualidade. Alternativas são propostas para que a inclusão ocorra não apenas de forma quantitativa, mas que também garanta um ensino de qualidade tanto para o acesso à universidade como para a indispensável consolidação da educação básica.

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Publicado

31-08-2006

Como Citar

Carvalho, J. C. B. de. (2006). Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 299–326. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/399

Edição

Seção

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