Avaliação de professores: relato da construção de uma proposta

Autores

  • Nathalia Cassettari Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Trabalho Docente, Qualidade do Ensino, Avaliação

Resumo

Este artigo apresenta um relato da construção de uma proposta de avaliação de professores, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental I, localizada na Asa Norte de Brasília, Distrito Federal. O processo avaliativo, desde a definição do seu desenho até a análise dos seus resultados, envolveu parte dos professores da escola. Cada uma das etapas desse processo é detalhada ao longo do trabalho, dando ênfase às escolhas realizadas em conjunto com os professores. Tal iniciativa teve como objetivo contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos professores participantes da pesquisa, bem como com a ampliação do conhecimento sobre a temática, que pode, inclusive, servir para a construção de novas propostas, ainda que com desenhos diferentes do aqui relatado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Cassettari, Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, é professora substituta do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação

Referências

BAUER, Adriana. Avaliação do desempenho de professores: pressupostos e abordagens. In: GATTI, B. (Org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

CAMPAGNUCCI, Fernanda. Silêncio dos professores? Uma interpretação sociológica sobre a “ausência” da voz docente no jornalismo educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CASSETTARI, Nathalia. Avaliação de professores: uma questão de escolhas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 166-197, jan./abr. 2014.

DANIELSON, Charlotte. Enhancing professional practice: A framework for teaching. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 1996.

GATTI, Bernardete A.; BARRETTO, Elba S. S. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopse estatística da educação básica 2014.

MAGALHÃES, Maria Cecília. Etnografia colaborativa e desenvolvimento do professor. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 23, p. 71-78, jan./jun. 1994.

NININ, Maria Otília. Pesquisa colaborativa: das práticas de pesquisa à ressignificação dos pesquisados ou ressignificando a direção escola. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação, Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011.

SCRIVEN, Michael. Evaluation thesaurus. Newburry Park, California: Sage, 1991.

STAKE, Robert. The countenance of educational evaluation. Teachers College Records, v. 68, n. 7, p. 523-540, 1967.

STUFFLEBEAM, Daniel. Evaluation as enlightenment for decision-making. Ohio: Ohio State University Evaluation Center, 1968.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Cassettari, N. (2017). Avaliação de professores: relato da construção de uma proposta. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 1070–1090. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3944

Edição

Seção

Espaço Plural