Um estudo sobre creches como ambiente de desenvolvimento

Autores

  • Ana Beatriz Rocha Lima Universidade do Vale do Itajaí – SC
  • Eliana Bhering Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Creches, Avaliação, Desenvolvimento da Criança, Educação Infantil

Resumo

Preparar o ambiente de sala para crianças entre quatro e 36 meses tem sido um desafio para a educação infantil - EI. A despeito do fato de crianças pequenas serem tradicionalmente educadas no seio da família, o número de pais que procuram escolas de educação infantil vem crescendo rapidamente. Por isso, estudar as possibilidades da sala e da instituição para estas crianças constitui, hoje, um importante tema de investigação. Diversas áreas de conhecimento discutem o impacto do ambiente no comportamento e no desenvolvimento das crianças pequenas, como também nas interações e ações dos envolvidos no processo educativo. Avaliar a qualidade do ambiente para essas crianças é, portanto, primordial. Na pesquisa, avaliamos todas as creches de um município de Santa Catarina - um total de doze salas - utilizando a escala Iters-R, traduzida e testada para o português. Os itens Atividades e Cuidado Pessoal tiveram os escores médios mais baixos em todas as instituições; Interação e Pais e equipe, os escores médios mais altos. Quanto às turmas, as de três anos foram as que apresentaram os piores resultados. A utilização desse instrumento desencadeia discussões produtivas sobre a qualidade do ambiente para crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Rocha Lima, Universidade do Vale do Itajaí – SC

Eliana Bhering, Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

30-12-2006

Como Citar

Lima, A. B. R., & Bhering, E. (2006). Um estudo sobre creches como ambiente de desenvolvimento. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 573–596. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/388

Edição

Seção

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