Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos
  • José Carlos Libâneo Universidade Católica de Goiás
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia, Sistema de Educação, Legislação de Ensino

Resumo

O debate nacional em torno do sistema de formação profissional de educadores, dos dispositivos legais e das diretrizes curriculares continua em aberto. A recente homologação da Resolução do Conselho Nacional de Educação - CNE - sobre as diretrizes curriculares nacionais para os Cursos de Pedagogia trouxe mais problemas que soluções. Leis e dispositivos normativos, pela sua natureza, cumprem a tarefa de ordenar ações e formas de funcionamento de instituições considerando necessidades e demandas da realidade; baseiam-se, no entanto, em saberes teóricos e práticos constituídos, decorrentes da reflexão, do estudo e da investigação. Este artigo discute esses elementos teóricos e práticos que devem figurar como pressupostos para emissão das leis, regulamentos e diretrizes que se proponham a normatizar questões educacionais, especificamente, questões de organização curricular de cursos de formação de educadores. Adicionalmente, submete a recente Resolução do CNE à crítica em face dos elementos assinalados.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

José Carlos Libâneo, Universidade Católica de Goiás

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

30-04-2007

Como Citar

Franco, M. A. S., Libâneo, J. C., & Pimenta, S. G. (2007). Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos De Pesquisa, 37(130), 63–97. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/374

Edição

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