Autodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as)

Autores

  • Edmar José da Rocha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Relações Raciais, Crianças, Classificação, Alunos

Resumo

O artigo se propõe a aprofundar o debate sobre classificação e denominação de cor/raça no Brasil contemporâneo, trazendo, também para o debate, a voz de crianças e adolescentes. Para tanto, apóia-se em duas estratégias de investigação: uma extensa revisão de literatura, mostrando pontos de tensão, especialmente no que diz respeito à confusão entre classificação e denominação de cor/raça; a aplicação e análise de um questionário sobre denominação e classificação de cor/raça entre alunos(as) de escolas públicas paulistanas. O questionário foi elaborado nos moldes dos elaborados pelo IBGE para a PNAD 1978 e a PME 1998. O artigo aponta que as respostas dos(as) alunos(as) sugerem um manejo sofisticado de conceitos e terminologia de cor/raça, o que permitiria que eles(as) próprios(as) respondessem ao quesito incluído no Censo Escolar de 2005, diferentemente da estratégia usada pelo MEC/Inep.

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Publicado

30-12-2007

Como Citar

Rocha, E. J. da, & Rosemberg, F. (2007). Autodeclaração de cor e/ou raça entre escolares paulistanos(as). Cadernos De Pesquisa, 37(132), 759–799. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/351

Edição

Seção

Outros Temas