A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta

Autores

  • Vera Maria Candau Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Miriam Soares Leite Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Intercultural, Pesquisa-Ação

Resumo

Este trabalho se situa no contexto da pesquisa Ressignificando a Didática na Perspectiva Multi/Intercultural, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas, no período de 2003 a 2006. Teve por principal objetivo construir e desenvolver, em caráter exploratório, um curso de Didática dirigido à licenciatura em Pedagogia, na perspectiva multi/intercultural, com abordagem metodológica inspirada na pesquisa-ação. A experiência desenvolveu-se durante um semestre letivo e foi realizada pela equipe do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano Escolar, Educação e Cultura(s), composta por dez integrantes. Apoiou-se em ampla literatura sobre a temática, que vem sendo explorada pelo grupo desde 1996. Após descrição e análise do desenvolvimento do curso, são levantados questionamentos, tensões e desafios para a incorporação da interculturalidade nas práticas educativas, em torno dos seguintes eixos: múltiplas narrativas, alteridade e estranhamento, e desconstrução e resistência. Conclui reafirmando a relevância da temática abordada e a complexidade da proposta em discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Candau, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Miriam Soares Leite, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

30-12-2007

Como Citar

Candau, V. M., & Leite, M. S. (2007). A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos De Pesquisa, 37(132), 731–758. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/350

Edição

Seção

Outros Temas