Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas

Autores

  • Theresa Adrião Universidade Estadual Paulista – Rio Claro
  • Teise Garcia teise@ffclrp.usp.br

Palavras-chave:

Responsabilização, Descentralização, Plano de Desenvolvimento da Educação, Política Educacional

Resumo

O artigo analisa perspectivas de responsabilização presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação apresentado à sociedade brasileira em 2007 pelo Ministério da Educação. O plano, composto por programas e ações com o objetivo declarado de promover a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, é, entre outras medidas, operacionalizado pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, discutido neste trabalho a partir de um de seus aspectos: o estabelecimento de convênios entre os municípios e a União, por meio da elaboração local de um Plano de Ações Articuladas. Por esse instrumento, os gestores municipais se comprometem a promover um conjunto de ações no campo educacional, responsabilizando-se pelo alcance das metas estabelecidas pelo âmbito federal. Em contrapartida, passam a contar com transferências voluntárias e assessoria técnica da União. Considera-se, na análise, o contexto de reforma do Estado e das políticas de descentralização na oferta educacional.

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Biografia do Autor

Theresa Adrião, Universidade Estadual Paulista – Rio Claro

Teise Garcia, teise@ffclrp.usp.br

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Publicado

30-12-2008

Como Citar

Adrião, T., & Garcia, T. (2008). Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 779–796. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/333

Edição

Seção

Temas em Debate