Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes

Autores

  • Vitor Henrique Paro Universidade São Paulo - USP

Palavras-chave:

Condições do Trabalho Docente, Ensino Fundamental, Escola Pública, Estrutura e Funcionamento da Escola

Resumo

Derivado de investigação mais ampla sobre a estrutura da escola fundamental, este trabalho apresenta e discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo, realizada em escola pública de ensino fundamental, analisando questões relacionadas ao trabalho docente, com destaque para a assistência pedagógica, para as condições objetivas de trabalho na escola e para a gestão do tempo na prática docente cotidiana. O artigo se ampara num conceito de educação como prática democrática, construtora de personalidades humano-históricas, para sugerir a necessidade de transformação na estrutura da escola atual, e traz conclusões a respeito da necessidade de se considerar o caráter peculiar e único do trabalho docente, no encaminhamento de soluções e iniciativas visando à efetiva realização de um ensino de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-08-2012

Como Citar

Paro, V. H. (2012). Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 586–611. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/33

Edição

Seção

Outros Temas