De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado

Autores

  • Larissa Cerignoni Benites Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Flavia Medeiros Sarti Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Samuel de Souza Neto Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Professores, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta resultados de revisão da literatura nacional e internacional sobre o estágio supervisionado e a figura do professor colaborador que recebe e acompanha a formação de estagiários na escola. Esse professor, formado inicialmente para a docência na educação básica, recebe estagiários em sua classe sem necessariamente contar com orientações sobre como desempenhar essa função formativa. Os estudos considerados revelam que a aprendizagem relativa ao desempenho dessa atividade tem ocorrido nos moldes das escolas de ofício, essencialmente por meio da transmissão de práticas modelares. Essas práticas formativas chocam-se com certas propostas de formação docente que se afirmam no contexto educacional atual, marcado por discursos sobre a profissionalização do magistério.

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Biografia do Autor

Larissa Cerignoni Benites, Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Pós-doutoranda do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Flavia Medeiros Sarti, Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Samuel de Souza Neto, Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Benites, L. C., Sarti, F. M., & Souza Neto, S. de. (2015). De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 100–117. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2928

Edição

Seção

Artigos