Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor

Autores

  • Fabíola Rohden Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Sexualidade, Gênero, Racismo

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência piloto de formação a distância de profissionais de educação nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais, resultado de uma articulação entre diversos ministérios do governo federal (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Educação), o British Council e o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O curso, ocorrido entre maio e setembro de 2006, teve como público-alvo professores/as do ensino fundamental em seis municípios da rede pública e seu objetivo primordial foi ampliar a compreensão sobre a dinâmica dos processos de discriminação na sociedade brasileira, especificamente o racismo, o sexismo e a homofobia, possibilitando o fortalecimento de ações de combate a essas discriminações.

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Biografia do Autor

Fabíola Rohden, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

Rohden, F. (2009). Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 157–174. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/278

Edição

Seção

Outros Temas