A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores

Autores

  • Maria Suzana de Stefano Menin Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente
  • Alessandra de Morais Shimizu Universidade Estadual Paulista – Marília
  • Claudia Maria de Lima Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Representações Sociais, Formação do Professor, Trabalho

Resumo

A pesquisa apresentada analisou 27 teses de doutorado e dissertações de mestrado de programas brasileiros de Pós-Graduação em Educação que usam a teoria de representações sociais para estudar representações de ou sobre professor. Para a realização dessa análise foram investigados, principalmente, aspectos metodológicos relacionados ao uso da TRS, tais como: modo de descrição dos sujeitos da pesquisa e variáveis selecionadas nessa caracterização; descrição do objeto de estudo, sua contextualização e justificação como objeto de representação social; procedimentos de coleta de dados, sua adequação e justificação; tratamento dos dados; procedimentos de análise; síntese dos resultados e sua contribuição para a educação, para a formação de professores e para a TRS. Concluiu-se que a TRS é pouco explorada nos trabalhos, embora, de modo geral, eles contribuam para aclarar as representações que professores têm a respeito de vários campos que compõem sua vida profissional.

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Publicado

20-08-2009

Como Citar

Menin, M. S. de S., Shimizu, A. de M., & Lima, C. M. de. (2009). A teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 549–576. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/236

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