Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural

Autores

  • Nadia Mara Eidt Universidade Estadual Paulista – Araraquara-SP
  • Silvana Calvo Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá-PR

Palavras-chave:

Déficit De Atenção, Hiperatividade, Vigotski, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido evocado como justificativa corrente para o fracasso escolar de um número expressivo de crianças, atribuindo-se a elas a responsabilidade por não aprender e isentando de análise a escola e a sociedade nas quais estão inseridas. A situação se torna mais alarmante uma vez que a literatura a respeito aponta dificuldades no diagnóstico e na intervenção sobre esse tipo de transtorno, devidas à falta de clareza sobre o que é esse quadro clínico e em razão da não existência de estudos consistentes acerca das consequências futuras do uso de estimulantes nas crianças. Para discutir essas questões, a primeira parte do artigo apresenta a concepção hegemônica desse tipo de transtorno e sua compreensão do psiquismo infantil. A segunda parte aborda a maneira como a psicologia histórico-cultural analisa o desenvolvimento da atenção e o controle voluntário do comportamento humano, redimensionando a compreensão sobre o transtorno. Finalmente, são feitas algumas reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem em crianças com desenvolvimento parcial das funções psicológicas superiores e do papel da psicologia e da pedagogia na compreensão do fenômeno para que sirvam de subsídio a medidas práticas em relação ao problema.

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Biografia do Autor

Nadia Mara Eidt, Universidade Estadual Paulista – Araraquara-SP

Silvana Calvo Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá-PR

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Publicado

30-04-2010

Como Citar

Eidt, N. M., & Tuleski, S. C. C. (2010). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e psicologia histórico-cultural. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 121–146. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/188

Edição

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