Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina

Autores

  • Carmen Lúcia de Melo Barroso

Palavras-chave:

Ensino superior, Concurso vestibular, Desempenho acadêmico

Resumo

A transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual.

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Publicado

30-04-1973

Como Citar

Barroso, C. L. de M. (1973). Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina. Cadernos De Pesquisa, (5), 55–76. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866

Edição

Seção

Artigos