A comunicação entre os centros de pesquisa educacional
Palavras-chave:
Pesquisa educacional, Comunicação, Educação, InformaçãoResumo
Na América Latina, as condições do mercado de trabalho limitam seriamente o interesse em desenvolver pesquisas no campo de educação. Apesar disso, existe uma quantidade importante de pesquisas, tanto nas Universidades como nos Ministérios que tende a crescer rapidamente. Observou-se recentemente o aparecimento de novas revistas de circulação regional editadas em espanhol. Se bem que a capacidade de divulgação das revistas seja marcadamente inferior as pesquisas que se completam anualmente em língua espanhola, não se observa grande demanda por parte dos pesquisadores para que se lhes publiquem os trabalhos. Tem se assinalado a falta de comunicação em inúmeras reuniões regionais, mas não se tomaram medidas eficientes a respeito. A circulação de resumos (sem ter que se assegurar um controle rigoroso da qualidade), tanto de trabalhos terminados como dos trabalhos em curso ou em esboço, parece uma resposta adequada para estimular desenvolvimentos ulteriores. O esforço dos melhores centros de pesquisa para organizar reuniões dos pesquisadores de cada país poderia ser outro passo complementar dentro dos recursos disponíveis. O estreitamento de vínculos entre os organismos regionais, o intercâmbio de pesquisadores e os estudos multinacionais podem ser outras mediasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).