O vestibular e a auto-estima do jovem
Palavras-chave:
Concurso vestibular, Auto-estima, JuventudeResumo
Este estudo investiga as relações entre alguns fatores de natureza social e educacional e o desenvolvimento da auto-estima do jovem e analisa a associação entre auto-estima e desempenho em exames vestibulares.A amostra é constituída de 113 candidatos que prestaram o vestibular do CESCEM. Aescala usada para a medida de auto-estima foi a de Rosemberg. Entre os fatores que, por hipótese, estariam associados à auto-estima, foram poucos os que apresentaram correlações significativas. As autoras discutem várias explicações possíveis e salientam que as associações entre auto-estima e outras variáveis talvez sejam mais intensas em etapas anteriores da vida do sujeito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).