Efeitos da estimulação escolar na realização de crianças em vários estados nutricionais
Palavras-chave:
Famílias, Desnutrição, Desenvolvimento cognitivo, Crianças, Condições socioeconômicasResumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um programa intensivo de estimulação cognitiva sobre a realização de crianças de diferentes estados nutricionais. A pesquisa, de caráter experimental, envolveu 90 crianças em idade pré-escolar oriundas de famílias de baixo nível socioeconômico de Campina Grande, Paraíba. O desenvolvimento cognitivo das crianças foi avaliado através do Teste de Operações Cognitivas de Poppovic e os dados sobre o ambiente familiar foram levantados através de um questionário aplicado junto às mães. A análise dos resultados, feita através da Análise de Variância, permitiu verificar que o estado nutricional dos sujeitos não influiu em seu desempenho. Concluiu-se que o atraso verificado entre as crianças culturalmente marginalizadas pode ser superado através de uma estimulação escolar adequada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).