Os mini-campeões
Palavras-chave:
Atividades esportivas, CriançasResumo
Este trabalho propõe-se a denunciar alguns abusos cometidos contra a criança em prol do esporte. Com base nas necessidades fisiológicas específicas para a participação eficiente em algumas modalidades esportivas, procura-se discutir quais as implicações anátomo-fisiológicas da prática esportiva competitiva precoce. Na maior parte das vezes, as modalidades esportivas exigem o desenvolvimento de certas capacidades físicas que não devem ser enfatizadas na infância. Além disso, existem os riscos de acidentes causados por diferenças maturacionais nos esportes que envolvem o contato corporal, já que as competições para crianças são baseadas em idade cronológica e não biológica. Esses argumentos de forma alguma invalidam a prática de atividade física para crianças: ao contrário, ela é importantíssima a partir dos primeiros anos de vida, desde que adequada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).