O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional

Autores

  • Teresinha Rosa Cruz
  • Vânia Ribas Ulbricht
  • Marília Marques Guimarães
  • Maria Antonieta Rey Maduell
  • Leonir Maria Fortunato de Fávere

Resumo

Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do raciocínio espacial do sujeito e do método de ensino utilizado na aprendizagem da geometria descritiva. Os dois métodos contrapostos formam o método tradicional, (aulas expositivas e demonstrativas, recursos audiovisuais e exercícios) e o método de instrumentos operacionais. Este último fora inicialmente desenvolvido por uma equipe do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília) no período de 1965-1971.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresinha Rosa Cruz

Marília Marques Guimarães

Maria Antonieta Rey Maduell

Leonir Maria Fortunato de Fávere

Downloads

Publicado

30-08-1981

Como Citar

Cruz, T. R., Ulbricht, V. R., Guimarães, M. M., Maduell, M. A. R., & Fávere, L. M. F. de. (1981). O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional. Cadernos De Pesquisa, (38), 87–88. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613

Edição

Seção

Comunicações de pesquisa