Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Ensino superior, Estudo de caso, Rendimento escolar, Avaliação da educaçãoResumo
Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).