Fracasso escolar: uma questão social

Autores

  • Terezinha Nunes Carraher
  • Analúcia Dias Schliemann

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Fracasso escolar, Questão social, Desenvolvimento cognitivo, Carência cultural

Resumo

O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.

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Biografia do Autor

Terezinha Nunes Carraher

Analúcia Dias Schliemann

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Publicado

31-05-1983

Como Citar

Carraher, T. N., & Schliemann, A. D. (1983). Fracasso escolar: uma questão social. Cadernos De Pesquisa, (45), 3–19. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484

Edição

Seção

Artigos