Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites
Palavras-chave:
Rendimento escolar, Prática de ensino, BrasíliaResumo
Duzentos e cinqüenta professores e 2.500 alunos de escolas públicas e particulares de Brasília e cidades satélites foram testados quanto à eficiência docente e desempenho acadêmico do alunado. Características de professores, tais como, educabilidade, interesse cultural e experiência, compuseram um índice de eficiência profissional, que foi correlacionado com desempenho acadêmico dos alunos e categorizado por localização geográfica (Brasília e cidades satélites) e dependência administrativa (escolas públicas e particulares). O objetivo do estudo foi medir o grau de eficiência dos professores, bem como comparar os dois estratos geográficos e dois tipos de escola. Os resultados mostraram (1) que existe associação significativa entre rendimento escolar das crianças e eficiência dos professores; (2) que estudantes e professores das escolas particulares tiveram escores mais altos que os das escolas públicas, nas variáveis de interesse e (3) que os corpos docente e discente de Brasília superaram os das cidades satélites em eficiência docente e desempenho discente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).