Notas a respeito das diferentes propostas metodológicas apresentadas
Palavras-chave:
Metodologia, Aspectos qualitativos, Estudo de casoResumo
Sobre os trabalhos de MICHEL JEAN-MARIE THIOLLENT e de MARIA M. MALTA CAMPOS THIOLLENT procura realizar no curto período de tempo que lhe é reservado a difícil tarefa de apresentar diferentes modalidades de pesquisa empregadas no campo das ciências humanas. A despeito do caráter necessariamente sumário da discussão dos tipos descritos, o trabalho é muito oportuno, pois, além de apontar o problema dos radicalismos, cujos efeitos entre nós se têm feito sentir, sobretudo em programas de pós-graduação em educação, suscita reflexões sobre uma modalidade de pesquisa que, sob denominações várias pesquisa-ação, pesquisa participante, pesquisa participativa, etc., tem sido proposta não só como eticamente mais defensável mas, também, como capaz de melhor apreender a dinâmica das situações sociais e mais facilmente concorrer para a sua transformação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).