A orientação educacional e o currículo
Palavras-chave:
Currículos, Orientação educacional, Desenvolvimento cognitivo, Processo de Ensino - AprendizagemResumo
A orientação educacional, historicamente, se apresentou como um serviço na escola. Seu enfoque era então, psicológico. Ajustava o aluno à escola e o preparava para o futuro ajustamento à sociedade. Ao fazer a crítica de seu papel, buscou novos caminhos. Este artigo pretende apontar alguns caminhos. Partimos do pressuposto de que, sendo o orientador educacional um especialista de educação, seu instrumento de trabalho, como dos demais especialistas de educação, é o currículo. Assim, a partir de uma das inúmeras classificações de currículo, tentamos compatibilizar os diversos enfoques de orientação educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).