As múltiplas faces da maternidade
Palavras-chave:
Mulheres, Maternidade, Sociedade, Gravidez, Saúde, MaranhãoResumo
O artigo analisa diversos aspectos da maternidade em cima de dados de uma pesquisa com mulheres de comunidades da periferia e do interior da Ilha de São Luís do Maranhão. A maternidade se configura como um fenômeno muito mais social do que biológico, sendo este último marcado notoriamente pela cultura e sociedade onde acontece. Enfatiza na noção de maternidade a face do desejo e da negação questionando a idéia de ela ser aceita sem conflitos pelas mulheres. Também relaciona maternidade com Saúde e Medicina apontando as dificuldades das mulheres com a medicina institucional e a importante contribuição delas nos cuidados da vida; em última instância, na formação do próprio saber médico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).