Fatores determinantes do envolvimento da criança em atividades físicas e esportivas
Palavras-chave:
Socialização, Educação física, Papéis sociais, Atividades esportivasResumo
Com o objetivo de investigar o processo de socialização no esporte e atividade física de crianças dentro de uma abordagem do sistema papel social - sistema social um questionário de alternativas fixas foi aplicado a 567 crianças (9 a 12 anos de idade) de três diferentes escolas (classe social média-alta, média-média e média baixa) em S. Paulo, SP. Resultados da análise de regressão múltipla revelaram que independentemente do contexto sócio-cultural o modelo tem maior capacidade de predição do envolvimento das meninas com a influência mais forte vindo dos pares, família e oportunidades contextuais. Diferenças foram observadas no processo de socialização entre meninos e meninas assim como entre os três contextos sócio-culturais investigados. Estes resultados são discutidos frente a resultados similares em outros países.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).