Crianças e história: O tempo como conceito e a narrativa da temporalidade

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Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino Fundamental, Formação de Professores

Resumo

O artigo problematiza a ênfase no tempo cronológico nas aulas de História para crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, refletindo sobre o tempo histórico. Retoma-se a perspectiva de Koselleck para pensá-lo como conceito, assim como o relaciona com a narrativa, como tratou Ricoeur, e, fundamentalmente, compreende-o na relação entre a experiência da infância e a memória, tal como abordou Walter Benjamin. Ressalta-se a experiência do narrar e da memória na aprendizagem de temporalidades, destacando o seu lugar na experiência histórica que interessa à discussão sobre a aprendizagem diante da proposta da Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que esse caminho possibilita especificar a História não apenas como uma disciplina escolar, mas também como prática social.

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Leopoldino, M. A. (2024). Crianças e história: O tempo como conceito e a narrativa da temporalidade. Cadernos De Pesquisa, 54, e10725. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10725

Edição

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Artigos