As lutas sociais e a educação
Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Revisão de Literatura, Melhoria da Qualidade do EnsinoResumo
O exame da bibliografia recente acerca dos movimentos sociais urbanos por educação, no país, permite apontar alguns aspectos comuns a estas mobilizações, que contestam a visão corrente que desqualifica a demanda popular, mostrando como as questões sobre as quais se manifesta o descontentamento da população incidem também sobre a qualidade das escolas que chegam até os bairros pobres das cidades brasileiras. Compondo-se com algumas das fragilidades constatadas nessas mobilizações de base local, a extrema rigidez e centralização do sistema escolar constituem obstáculos poderosos ao amadurecimento dos grupos que lutam por uma educação melhor para todos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).