A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão

Autores

  • Taitiâny Kárita Bonzanini Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Piracicaba (SP), Brasil

Resumo

As questões discutidas neste texto resultam de análises do desenvolvimento de um projeto realizado durante seis semestres consecutivos com licenciandos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), no município de Piracicaba, estado de São Paulo. A partir da organização de oficinas pedagógicas, foi possível desenvolver atividades em diversos momentos da formação inicial, permeando disciplinas obrigatórias do currículo e englobando, especialmente, dois espaços vivenciais: a universidade e a escola de educação básica. A abordagem construtivista de ensino, o uso de diversos recursos didáticos e metodologias ativas, as discussões interdisciplinares e a incorporação da relação arte e ciência, bem como o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), buscaram valorizar a efetiva participação do estudante e a discussão de um ensino que possa transcender os limites das disciplinas escolares e contribuíram para posturas mais dialéticas entre discentes e docente, para o reconhecimento de necessidades formativas e para a instrumentalização tanto do futuro professor como dos professores em exercício e da professora formadora.

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Referências

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Publicado

26-11-2019