A construção do olhar antropológico na formação docente

Autores

  • Bernadete de Lourdes Ramos Beserra Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Resumo

O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia
da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete de Lourdes Ramos Beserra, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Referências

BESERRA, B. Da antropologia da educação a uma didática antropológica. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5.; REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 14., 2015, Maceió. Anais... Maceió: Edufal, 2015.

BESERRA, B.; LACERDA, C. C. A pesquisa etnográfica em sala de aula: o WhatsApp e outras descobertas. Diálogos nas fronteiras: a educação como objeto de investigação na antropologia. Horizonte, 2015. In: WORKSHOP INTERNACIONAL.

BESERRA, B.; LAVERGNE, R. Exotizando o dar/assistir aula: contribuições da etnografia à formação de professores. In: REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 11., 2015, Montevideo. Anais... Montevideo: Universidad de la Republica Uruguay, 2015BESERRA, B.; OLIVEIRA, L. K.; SANTOS, C. Entre o populismo docente e o dom da fala discente: problemas do ensino básico que sobrevivem à formação superior em pedagogia. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 150-165, 2014.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2008.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2013.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

LAVE, J. Cognition in practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LEVINSON, B.; FOLEY, D.; HOLLAND, D. (Org.). The cultural production of the educated person. New York: Suny, 1996.

OLIVEIRA, K. Ser ou não ser professor: culturas de formação docente no curso de pedagogia. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SALES, Y. Diários de campo para campos minados: o olhar antropológico voltado ao próprio contexto escolar como estratégia para a formação docente. Antropologia em pesquisas na universidade e na escola pública. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 30., João Pessoa, ago. 2016.

SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. (Cadernos de Pedagogia Universitária, 3).

Downloads

Publicado

17-11-2016